Representantes dos 10 consórcios do SAMU em Minas Gerais, representando os 853 municípios do estado estiveram reunidos, na noite de ontem, com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A reunião foi agendada pelo Deputado Federal Luiz Fernando Ramos Faria, que também esteve presente com o objetivo de ajudar nas tratativas.
Durante o encontro, foram tratados diversos assuntos, entre eles, o aumento do repasse do Governo Federal para custeio dos consórcios. A medida, além de evitar déficits financeiros, vai propiciar investimentos que garantirão um atendimento de qualidade à população e melhores condições de trabalho aos profissionais dos consórcios. Também esteve na pauta a valorização dos profissionais do SAMU, de forma que sejam reconhecidos como profissionais do SUS, além do enquadramento dos condutores-socorristas como profissionais de saúde.
O Ministro Alexandre Padilha se comprometeu em estudar a melhoria deste repasse aos SAMU’s.
O SAMU 192-CISDESTE esteve representado pelo seu presidente e Prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, e o Secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho. Na oportunidade, foram reforçados os pedidos ao Ministério da Saúde da ampliação das bases do CISDESTE e a renovação da frota com mais de 5 anos de uso, tão necessários para o preenchimento de vazios assistenciais e para o atendimento rápido e eficiente para os 2,5 milhões de habitantes atendidos pelo CISDESTE.






